MISSA DE ENCERRAMENTO DO OITAVÁRIO DA EPIFANIA NA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA
Neste domingo, dia 17/01/16, às 19h30 a Santa Missa festiva da oitava noite do Oitavário da Epifania. Fomos motivados pelo presidente da celebração Padre Andriano, pároco da Paróquia São Marinho de Lima, com a presença do Frater Wellington Macedo e do Seminarista Diocesano Ronaldo oliveira.
A equipe de Jovens do ministério de música da Matriz cantaram belas canções. Na homilia o Presidente da Celebração destacou no primeiro momento as Bodas de Caná: Jesus realiza seu primeiro sinal: transformou água em vinho. No segundo momento a vida de São Vicente Pallotti. A Celebração teve como Lema: "MEIO AMBIENTE: QUEM AMA CUIDA" .
No final da Celebração um momento de emoção, a despedida do Frater Wellington Macedo que está sendo transferido para a paróquia Divino Espírito Santo. A representante dos Coroinhas agradeceu o trabalho realizado com os adolescentes. A juventude também fez um momento de agradecimento e apresentou um vídeo com os momentos marcantes da sua participação na comunidade, e por fim a Iris em nome da paróquia agradeceu o seu trabalho realizado frente as pastorais e entregou uma lembrança.
O Padre Andriano deu a bênção final com a imagem do Menino Jesus e no final da Santa Missa foi distribuído fitinhas para todos os fiéis com os dizeres: "4º Oitavário da Epifania 2016 – Quem Ama Cuida”
LITURGIA: A primeira leitura e o Evangelho servem-se da imagem do casamento para apresentar as relações entre Deus e o seu povo. O profeta Isaías promete que Jerusalém, destruída e abandonada, se tornará novamente a esposa amada pelo seu Deus. É uma palavra de esperança para manter a confiança do povo e sua fé na fidelidade de Deus que ama seu povo como um esposo fiel.
O Salmo 96(95) expressa um clima de festa porque Deus governa o mundo com retidão, justiça e fidelidade. A segunda leitura trata de um tema atual para as nossas comunidades: os carismas. Estes foram comunicados por Deus a cada um de nós para que possamos servir melhor aos irmãos. Quando os carismas são utilizados deste modo, na comunidade reinam o amor, a alegria e a paz. O evangelho deste domingo é um resumo que mostra o significado da obra, vida e morte de Jesus para a humanidade. O casamento de Caná é um anúncio convocador para a adesão a Cristo. É o primeiro dos sinais que João escolhe para apontar o significado mais profundo da missão de Jesus. São estes os sinais que manifestam a presença do “vinho” dado por Jesus. Hoje, de tantas maneiras a humanidade busca usufruir da festa da vida. Mas, o povo em grande parte, está de talhas vazias; a religião quando desligada da vida não alimenta a comunhão com Deus. Falta vinho bom também em nossas talhas! Jesus pode transformar nosso vinho em vinho novo com sabor de sabedoria, solidariedade, justiça, bondade, verdade, cuidado com a vida, com as pessoas, com o meio ambiente, com as águas e nossa mãe Terra! Uma fé e uma esperança nos acompanham: “Vinho melhor foi guardado para hora que já chegou!” Da Palavra de Deus, do projeto de Jesus Cristo beberemos “novos céus e nova terra!” Jesus continua presente para salvar nossa festa. Ele preenche nossas carências e fragilidades com o vinho de sua ação libertadora e entrega eucarística de sua vida.
Fotos: João Batista de Santana / PASCOM SANTA RITA