52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil começa no próximo dia 30

A 52ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil começa no próximo dia 30 e a preparação para o maior encontro episcopal do ano, que reúne mais de 300 bispos de todo Brasil, chega em sua reta final. No encontro, que prosseguirá até 9 de maio , no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), serão debatidos sete temas prioritários, dez temas diversos e o tema central "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia". A pauta conta também com retiro, reuniões, celebrações especiais e comunicações.

O  arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, elencou os principais assuntos que serão tratados. "Durante o evento, os bispos irão refletir sobre temas importantes como a renovação paroquial. Depois nós vamos também iniciar uma reflexão sobre os cristãos leigos na Igreja e na sociedade. Teremos um tema a ser aprovado sobre a questão agrária, assim como um documento sobre a realidade nacional, referente à situação atual, num momento que estamos nos aproximando das eleições", disse o cardeal.

Dentro dos temas diversos, haverá análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que debaterá os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangelização, do Papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude. Os Regionais da CNBB e a Amazônia também estão na pauta da AG.

Nos dias da Assembleia haverá reuniões dos Conselhos Episcopais dos Regionais e dos bispos referenciais. Outros momentos estão reservados para comunicações das Comissões Episcopais, dos organismos do povo de Deus, do grupo de trabalho sobre o Concílio Vaticano II e das dioceses. Os desdobramentos e aplicações do acordo do Brasil com a Santa Sé, a administração do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, a fala do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre a situação dos indígenas no Brasil, a Pastoral do Dízimo e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida fazem parte das comunicações.

Os bispos são convocados para a Assembleia Geral de acordo com as disposições regimentais da CNBB. A participação dos bispos eméritos não é obrigatória, mas eles são convidados para partilhar suas experiências, como destacou o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco Wloch. "Os bispos eméritos são numerosos no Brasil e dão uma rica contribuição para a Assembleia, o que ajuda muito na caminhada da Igreja do Brasil", disse o padre.

Programação - Algumas atividades já têm data definida no calendário da 52ª AG. No dia 1º de maio, às 20h30, haverá a entrega dos Prêmios de Comunicação, no Auditório da TV Aparecida. No dia 4 de maio, às 8 horas, os bispos celebrarão missa solene, no Santuário de Aparecida,  em honra a São José de Anchieta, o "Apóstolo do Brasil", canonizado no último dia 3 pelo papa Francisco.

Haverá, ainda, o retiro dos bispos, no dia 3, com o tema "Caminhando na Fé". O pregador este ano será o arcebispo de Chieti, em Vasto (Itália), dom Bruno Forte. No dia 6, os bispos participarão de uma celebração ecumênica, no Centro de Eventos.

Durante a Assembleia serão divulgadas, ainda,  mensagens sobre o Dia dos Trabalhadores e sobre as eleições.

Jovens de todo o Brasil são esperado para o Hallel Aparecida

Jovens de todo o Brasil são esperados nos dias 16, 17 e 18 de maio para o Hallel Aparecida 2014. Considerado um dos maiores eventos da juventude católica do Brasil, originalmente nascido na cidade de Franca (SP), a atividade reúne música, reflexão e oração.

Este é o segundo ano consecutivo em que o evento acontece em Aparecida.

Dentro da diversidade de atividades que contempla, o Hallel Acontece no Centro de Eventos e no Santuário Nacional.

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima estará no Hallel Aparecida - Nos dias 17 e 18 de maio, ainda nas atividades do Hallel, haverá a entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Os detalhes da programação estão disponíveis no www.a12.com/jovens-de-maria/hallel .

A12.com: Novas câmeras transmitem em 'tempo real' imagens do Santuário

O portal www.A12.com inaugurou uma novidade que possibilitará aos internautas visualizarem ao vivo, imagens em 'tempo real' de 6 ângulos diferentes do maior Santuário Mariano do mundo.

Trata-se da seção "Santuário ao vivo", disponível no portal oficial do Santuário.

A opção oferece imagens 24 horas por dia, todos os dias da semana dos ângulos: Altar Central, Imagem de Nossa Senhora e Nicho (ângulos diferentes da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida), Capela do Santíssimo, Capela São José, e uma panorâmica do Santuário Nacional.

O endereço para acesso é o www.a12.com/santuarioaovivo.

Acesse nosso Blog da Imprensa e fique por dentro dos últimos releases.

Flávia Gabriela

Gerente - Comunicação Institucional