Encerramento da Catequese na Matriz Santa Rita de Cássia
Redações Nota DEZ, o que significa "Nossa Senhora" na sua vida:

No dia 08 de dezembro/2012, foi realizado na comunidade da Matriz Santa Rita o encerramento da Catequese. A celebração foi preparada pelos Catequistas e a equipe de Coordenação. Contou com a participação dos pais dos catequizandos. As crianças fizeram diversas redações com o tema "Nossa Senhora", após o julgamento  foram escolhidas as três melhores Redações. Veja a seguir as Redações selecionadas:

Equipe da PASCOM

Fotos: João Batista

3ª Colocada

Nossa Senhora Aparecida: Imaculada, Mãe de Deus!
Maria é a fiel discípula do Pai. Ela nos ensina a grandeza da escuta da Palavra de Deus na vida do discípulo missionário.

Quando o anjo do Senhor visitou Maria e lhe destinou a missão, Maria reconhece que foi Deus quem a escolheu. Ela aceitou essa escolha e se mostra disposta a cumprir, com fidelidade o Plano de Deus. O coração de Maria era “sim” para praticar o bem, “sim” para Deus.

Maria que o povo inteiro elegeu Senhora e Mãe do Céu. Maria é a mensageira da Paz.
Mãe Aparecida passou por vários desafios ao longo de sua vida na terra, mas nem por isso desacreditou em Deus.

Maria viveu para seu Deus. Maria, mãe de Jesus Cristo, Senhor nosso. Maria, Padroeira do Brasil. Maria, Mãe da Divina Graça, Maria Virgem das Virgens. Maria, Estrela de Evangelização.

Nossa Senhora Aparecida, Mãe querida, de pura bondade, amor e louvor.

Autora: Catequizanda Jenifer de Souza Alves

Catequistas: Raphaela e Rosimar

2ª Colocada

Romaria

O que fazemos na Romaria enquanto caminhamos? Qual o significado para todos de que a Romaria é celebrada com Nossa Senhora Aparecida, pessoas muito envolvidas com festas tem problemas na família, como devemos ser para que todos participem?

Enquanto caminhamos na Romaria devemos rezar, agradecer, pedir e fazer a devoção a Mãe Aparecida. Pedir a ela que nos ajude em momentos difíceis e ajude também nossa família.

Muitos deveriam procurar saber porque é celebrada a Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida. É celebrado, porque ela é a mãe do povo brasileiro.
As pessoas e famílias que participam da Romaria têm problemas e estão envolvidas nas comunidades. Lá também acontecem dificuldades familiares como ciúmes, brigas e outras. Estes buscam a Romaria como um momento familiar para rezar, agradecer e pedir. Portanto, a Romaria é celebrada para recordar que a Mãe-Aparecida é a mãe do povo brasileiro. Há famílias que não vão a Romaria. Precisamos fazer de tudo para ajudá-lás a ir.
Autora Catequizanda: Yasmin
Catequista:  Eliane

1ª Colocada

Maria mãe da oração, que escuta os pobres, os aflitos, nos ensina a grandeza da Palavra de Deus em nossas vidas .
Deus escolheu Maria para cumprir com felicidade o plano que Deus tem para nós. Maria nos ensina a ter amor, felicidade ao próximo.
Nossa intercessora junto a Deus.
Maria age através de pessoas para levar o amor no coração de cada um. Na agitação do dia a dia, as pessoas esquecem de Deus, mas Maria nos da sinais para perceber que precisamos dela.
Maria, ela é bem aventurada porque ela acreditou no evangelho, e por isso venceu tudo que passou.

Maria nos ensinou três coisas: 1º levar Jesus no coração, ou seja, fazer renascer a cada dia Jesus em nossos corações.
2º A alegria de encontrar os amigos. Porque hoje quem tem um amigo de verdade encontrou um tesouro, podemos sentir uma grande alegria.
3º A caridade. Saber ajudar os mais necessitados, não só de coisas materiais, mais também de oração.
Maria quer que nós, seus filhos, vivamos em paz. Que amemos ao próximo. Que nós filhos possamos respeitar nossos país e sentir orgulho deles. Maria nossa mãe, mãe de Deus que nos guia na sua fé.
Amém.
Autora: Catequizanda Carla Vitória