Tempo da Quaresma!

Tempo privilegiado de conversão, de combate espiritual, de jejum medicinal e caritativo, a Quaresma é ainda, e sobretudo tempo de escuta da Palavra de Deus, de uma catequese mais aprofundada, que recorda aos cristãos os grandes temas batismais, em preparação para a Páscoa. Batizados na morte e ressurreição de Cristo, devemos viver segundo uma moral de ressuscitados, seguindo, não uma lei abstrata, mas o exemplo de Cristo, em sua obediência filial ao Pai.

No Tempo da Quaresma, o povo de Deus empreende um esforço exigente, porém libertador, que deve abri-lo ao chamado do Senhor e da comunidade cristã. Privando-se do alimento terreno, nas múltiplas formas que se lhe apresentam, aprenderá a saborear, acima de tudo, o pão da Palavra de Deus e da Eucaristia, e melhor sentirá o dever de dividir os bens com os outros. O Concílio Vaticano II recomenda que a “penitência quaresmal não seja só interna e individual, mas sobretudo externa e social. E a prática penitencial, segundo as possibilidades do nosso tempo e das diversas regiões, como também consoante as condições dos fiéis, incentivada e... recomendada”(SC 110).
Celebrar a Eucaristia no tempo da quaresma significa:

Percorrer, juntamente com Cristo, o itinerário da provação que pertence à Igreja e a cada homem; assumir mais decididamente a obediência filial ao Pai e o dom de si aos irmãos, que constituem o sacrifício espiritual. Assim, renovando os compromissos do nosso Batismo na noite pascal, poderemos “fazer a passagem” para a vida nova de Jesus-Senhor ressuscitado, para a glória do Pai, na unidade do Espírito Santo.