ENCONTRO PAROQUIAL

CELEBRAÇÃO PELO DIA DA BÍBLIA

Neste sábado, 30 de setembro/2017, às 15:00 horas, teve início o Encontro Celebrativo pelo DIA DA BÍBLIA, em que esteve reunidas as 11 Comunidades da Paróquia Santa Rita de Cássia e as Irmãs Pastorinhas para celebrar o dia da Bíblia. O Encontro contou com a presença de mais de 400 pessoas entre crianças jovens e adultos.

O CONVITE enviado para as Comunidades teve como lema o pedido especial do Papa Francisco: “Seria conveniente que cada comunidade pudesse, num domingo do ano litúrgico, renovar o compromisso em prol da difusão, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura: um domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus, para compreender a riqueza inesgotável que provém daquele diálogo constante de Deus com o seu povo” (MM 7).

O Padre Sérgio Coldebella, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, deu as boas-vindas a todos e disse que hoje comemoramos o dia de São Jerônimo que  foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade. O mês de setembro, dedicado à Bíblia e seu dia se comemora sempre no último domingo de setembro.

Reflexão: O Evangelho se situa no contexto da rejeição de Jesus por parte dos chefes do povo e aumenta a hostilidade daqueles que rejeitam sua mensagem. A parábola dos dois filhos sugere que na perspectiva de Deus, todos os seus filhos (as) são iguais e têm a mesma responsabilidade na construção do Reino. Diante do chamado há dois tipos de resposta: Aqueles que escutam o chamado, mas não são capazes de vencer o comodismo, a preguiça, o egoísmo... e os que acolhem o chamado e respondem de forma generosa. O que significa dizer sim a Deus? É preciso que esse sim se confirme em um verdadeiro empenho na vinha do Senhor; não bastam palavras e declarações de boas intenções; é preciso viver dia a dia os valores do Evangelho, seguir Jesus nesse caminho de amor e de entrega e construir com gestos concretos um mundo de justiça e paz conforme o projeto de Deus. O que está em jogo é algo muito profundo na vida de quem tem fé: fazer a vontade de Deus. Fazendo o que o Pai espera, quem é pecador torna-se justo; não fazendo, quem se considera justo torna-se pecador. Os dois filhos podem representar diversos personagens: o povo de Israel histórico, a geração do momento, os seguidores de Jesus de todos os tempos e nós que ouvimos hoje essa Palavra. Com qual dos dois filhos nós nos identificamos?

A Seguir iniciou as apresentações das comunidades com temas bíblicos, teatros, músicas e as comemorações dos 300 anos de Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida.

No final do encontro o Padre Sérgio Coldebella deu a bênção final. Para encerrar o Encontro das Comunidades todos participaram de uma deliciosa confraternização.

Parabéns a todas as comunidades pela participação e animação neste encontro!

Fotos: João Batista/PASCOM SANTA RITA